• Paloma Piccinini

Dicas Para Criar Uma Noite de Aperitivo


Receber para mim é a Arte do Acolhimento. Penso em cada detalhe, no antes e no depois.


Escolho a louça, penso em cores, texturas. Analiso a disposição de cada prato.


O que vou oferecer, o que cada pessoa gosta - e o que não gosta também. Quais são suas restrições, preferências. Eu penso em tudo.


Vestir a mesa, organizar um jantar, criar momentos ou só fazer aquele get together é sim uma forma de carinho. E isso vai desde organizar uma bela mesa de aperitivo até um singelo café da manhã.


Porque colocar a mesa é reunir, fortalecer laços. E não só nutrir o corpo, como a alma também.


Tem tanto ou mais trocas, só que muitas vezes - devido a própria banalização do tempo - a gente perde essa conexão, esse olhar com mais carinho.


Por isso, criar esses momentos para mim tem essa intenção: resgatar essas sensações, despertar emoções e criar novas memórias.



Agora, como fazer?


Antes de mais nada, montar uma mesa posta ou uma mesa de aperitivo é exercitar a nossa criatividade, trazer todas as nossas referências (Hello, Pinterest!) e criar algo utilizando aquilo que já temos em casa.


É juntar talheres, tábuas, copos, taças, velas, vasos, pratos e tentar construir uma atmosfera baseada na temática, na vibe que queremos transmitir.


Mas como fazer? Por onde começar? Pensando nisso e querendo compartilhar o que aprendi nestes anos em que criei várias experiências ao redor da mesa com o InLoco resolvi fazer este post e trazer algumas sugestões e dicas para te ajudar a criar esses momentos especiais.


Por isso, segue um Passo a Passo de como montar uma mesa posta e arrasar na mesa de aperitivo. Espero que vocês gostem e aproveitem!



PRIMEIRO PASSO: O que eu quero FAZER SENTIR?


Então, o PRIMEIRO PASSO é responder: Qual o MOOD que você quer transmitir? Qual a VIBE que você quer criar? Quais são as emoções que você quer despertar nas pessoas?


Por exemplo: Você pensa em uma noite agradável, de acolhimento e que desperte alegria? Uma sugestão é mesclar tons como vermelho, verde, laranja e amarelo na decoração. Essa combinação de acordo com o livro Psicologia das Cores ajuda justamente a transmitir esta sensação. Agora, digamos que você quer uma vibe mais fresh e tranquila? Então a dica é apostar no verde com o azul e branco que acabam gerando esse efeito tranquilizador.


Quanto aos materiais eu adoro usar madeira, ratan, pois refletem aconchego, conexão além de trazerem um senso gostoso de intimidade. E, claro, sem contar que por serem peças “neutras” combinam com tudo, transmitindo um ar que vai desde o rústico ao sofisticado. Isso, vale também para as peças de vidro que dão um ar de sofisticação para a mesa e te permite brincar bastante com as cores.


Por isso que te digo: existem várias maneiras de você criar a vibe que quiser utilizando esses elementos combinados entre si. E, claro, não se esqueça de investir um tempinho na criação de uma playlist. Afinal, construir experiências marcantes requer trabalhar com diferentes níveis sensoriais.


Portanto, para dar o start na sua recepção anote todas as sensações que você quer transmitir e resgate na sua própria experiência os momentos em que elas despertaram. Reflita como elas foram provocadas em você para a partir dai começar a visualizar e a montar a sua decoração.


Sugestões de playlist


Welcome Drinks: perfeita para dar o start do evento

Nós & Elas: desenvolvida especialmente para o projeto Nós & Elas.

Play 21: o que estava fazendo a minha cabeça em 2021



SEGUNDO PASSO: Confirmações, preferências e restrições


Chegamos no momento de pensar no serviço. O que será servido tem que ser pensado conforme a preferência e restrições dos convidados.


Afinal, existem pessoas que são veganas, vegetarianas e outras tantas que apresentam algum tipo de alergia alimentar. Por isso, na hora de pensar no que será servido, além de atentar-se nas quantidades é imprescindível saber o que pode ou não ser oferecido.


DICA: Elabore plaquinhas com nomes para as pastas, compotas, pratos e se, possível informe sobre os ingredientes utilizados.

TERCEIRO PASSO: Quantidades e o que servir


Esse passo é aquele que normalmente deixam as pessoas mais inquietas, afinal o grande temor para qualquer bom anfitrião é a falta ou a sobra desmedida de alimentos.


Por isso, a minha sugestão é oferecer a partir de 150g entre queijos e charcutaria para cada convidado, afim de montar uma mesa de aperitivo que tenha uma bela variedade de frios, embutidos, queijos, pães, torradas, etc.


Outra questão que deve ser levada em conta é o clima. Por exemplo, no verão as pessoas tendem a alimentos mais leves e frescos, enquanto que no inverno sopas, cremes, tendem a fazer mais sucesso.


Opções do que SERVIR:

  • Carnes e embutidos: salame, copa, presunto parma, pastrami, lombo canadense, bresaola, speck, salmão defumado, anchovas;

  • Queijos: grana panado, provolone, gouda, colonial, meia cura, minas frescal, muçarela de búfala, gorgonzola, brie;

  • Frutas: morangos, uvas, figos, amoras, pêssegos, damasco;

  • Verduras e legumes: aspargos, pepino japonês, abobrinha, cenoura, alcachofra, rúcula, alface americana;

  • Conservas: picles, azeitonas, tomate seco, ovos de codorna, cogumelos

  • Acompanhamentos: pães, torradas, cream cracker, patês, pastas, géleias, compotas

DICA: Adicionais que agregam na apresentação: amendoim japonês, amêndoas, castanha de caju,frutas secas, etc.




QUARTO PASSO: Montando a Mesa de Aperitivo


A Mesa de Aperitivo é uma bela ideia para aquele get together, seja entre amigos ou familiares, já que a possibilidade de agradar a maioria é uma realidade, afinal, se você fez aquele levantamento anterior sobre as preferências fica bem mais fácil de acertar, não é mesmo? E, claro, uma mesa de aperitivo acaba sendo por si só um plus na própria decoração


Mas afinal, o que é uma Mesa de Aperitivo? Ela nada mais é que uma composição de diferentes tábuas de queijos, charcutaria e outros pratos - quentes ou frios - sendo uma opção ideal para quando o objetivo é fazer um ajuntamento leve, descontraído onde as pessoas serão guiadas pela distribuição da mesa a fazerem o seu self service.


Mas para iniciar a montagem é preciso antes de mais nada separar tudo o que você tem em casa, e aqui digo tudo mesmo: taças, copos, bandejas, tábuas, espelhos, vasos, enfeites, quadros, molduras, pois tudo pode ser usado, seja para servir ou decorar a sua mesa de aperitivo.


Visualizar é sempre o primeiro passo, então antes mesmo de começar a dispor os alimentos você deve entender como quer que ocorra o percurso do convidado na mesa. Dispor as opções de maneira inteligente é organizar a mesa de aperitivo de forma com que a pessoa consiga enxergar as suas opções e criar o seu prato conforme o seu gosto.


Não é necessário dispor tudo de uma vez só. A minha dica é: deixe reservado na geladeira e já devidamente separado em potes tudo o que você for servir, para quando for repor não perder tempo.




PASSO A PASSO PARA MONTAGEM DA TÁBUA:


1. Entenda o tamanho das peças do serviço.

Para realizar a montagem é muito importante ter em mente o tamanho das tábuas, bandejas, etc em que você irá servir os alimentos.


Por exemplo.: Aquela tábua de madeira é média ou grande? Será que para a apresentação ficar vistosa é melhor usar 4 ou 5 tipos de queijos? A disposição dos queijos, neste caso, é melhor ser em peças, fatias ou em cubos? Vai servir geleias, compotas ou pastinhas?


2. Qual é a estrutura e textura do alimento?

Os queijos, serão fatiados ou servidos inteiros? Não se esqueça que cada alimento tem sua estrutura e textura o que vai ser muito importante na hora da montagem da mesa de aperitivo.


Por exemplo, você já viu aquelas rosas feitas de salame? Então, essa é uma dica muito bacana para ser aproveitada em produtos como salame, speck, mortadela, agora tentar fazer o mesmo com o presunto parma pode gerar alguma dificuldade na hora de se servir. É uma disposição não muito funcional para esse tipo de produto, assim como para os queijos. Logo, no momento de servir é sempre bom escolher a dobra que enalteça ainda mais o produto.


Outro cuidado que temos que ter é no serviço do queijo. Talvez você não saiba, mas diferentes queijos apresentam diferentes nuances de sabores. Por ex. queijos curados acabam tendo um um sabor mais pronunciado e textura diferenciada do centro às bordas.


3. Harmonia e Harmonização na apresentação

Para deixar a apresentação harmoniosa é interessante segmentar por áreas a peça que você for servir, e não misturar diferentes alimentos entre si.


Por exemplo: Distribuir os alimentos formando blocos onde num determinado segmento da peça você vai dispor somente o queijo grana padano, outro segmento somente o queijo brie, e não misturá-los. Este também é o momento para distribuir os alimentos conforme eles harmonizam entre si. Assim você ajuda o seu convidado guiando-o numa harmonização que pode ser sim, um verdadeiro despertar dos sentidos.


4. Distribuição

Tenha cuidado para quando for dispor os alimentos não colocar os crocantes próximos daqueles mais úmidos a idéia aqui é evitar que essa aproximação possa prejudicar na qualidade dos mesmos.


5. Peças maiores > peças menores

Na hora de montar sua peça, comece com os alimentos maiores e depois distribua os menores. Se caso você quiser servir uma geléia, compota ou pasta sob a peça, organize a disposição do recipiente primeiro antes de iniciar a distribuição das peças menores. Tudo isso vai facilitar na hora de organizar e deixar a apresentação mais harmoniosa.



DICAS PARA CONSTRUIR A MESA DE APERITIVO

  1. Distribua bem cada alimento para dar aquela sensação de fartura nas tábuas - mas não a preencha por completo, distribua de maneira a deixar à mostra os detalhes da peça.

  2. Conforme você idealizou sua Mesa de Aperitivo é importante ter os utensílios adequados para os cortes e serviços. Por exemplo, para cada estrutura de queijo você vai precisar de uma faca especifica. E, muito importante: para cada queijo, uma faca.

  3. Brinque com peças de diferentes alturas para criar movimento e dar volume na mesa

  4. Utilize, velas, castiçais e arranjos de diferentes tamanhos para compor.



Espero que tenha gostado das dicas e não esqueça de compartilhar com quem você acha que vai curtir essa idéia. E, claro, para mais ideias não deixa de me seguir no Pinterest e no Instagram

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo