• Paloma Piccinini

Guia Prático de Como Identificar Personas

Se você tem um negócio, uma marca ou está começando do zero já deve ter ouvido falar em público-alvo, mas você já ouviu falar em persona?


Persona é uma ferramenta indispensável para quem quer identificar e alcançar o seu cliente ideal.


E, neste post eu vou explicar detalhadamente o que é, para quem é e para que serve uma persona. O objetivo é auxiliar você a começar hoje mesmo a identificar a sua através de um guia prático.



Afinal, o que é Persona?


Persona é um personagem ficticio que incorpora a figura do seu cliente ideal.


Entender a persona é entender o seu público. É conseguir desta forma oferecer - ou criar do zero - serviços, produtos e um conteúdo de maneira muito mais assertiva. É com este conhecimento que você alcança as pessoas certas para o seu negócio e marca.


A persona te permite conectar e interagir com quem compartilha as mesmas crenças, interesses e que enxergam valor naquilo que você oferece através do seu produto, serviço ou marca.



A diferença entre PÚBLICO-ALVO e PERSONA


Apesar de suas afinidades e complementaridades para te ajudar a construir a identidade do seu cliente ideal é importante saber que existe sim uma distinção entre público-alvo e persona.


A persona traz um lado mais humanizado desta identificação e, sendo devidamente construída ela se transforma em uma ferramenta valiosa para conversão de visitantes/seguidores em clientes de fato.


Enquanto que o público-alvo te informa o segmento ao qual você vai direcionar o seu produto e serviço sendo uma maneira mais genérica e abrangente para se relacionar com o seu cliente potencial. Exemplo:


Público-alvo: Mulheres, 25 a 45 anos, moradoras do Estado do Rio Grande do Sul, com renda familiar entre R$5.000,00 e R$15.000,00. Pós-graduadas que trabalham na área da comunicação, classe A/B.

Enquanto que na identificação de uma Persona você desenvolve uma identidade muito mais assertiva, por exemplo:


Persona: Fernanda tem 35 anos, é formada e pós-graduada na área de Comunicação, atua como Gerente de Mídia Social numa agência, mas está insatisfeita com o rumo da sua carreira. Atualmente, sua renda mensal fica em torno de R$ 3.500,00. Sente que chegou a hora de revisitar os seus antigos projetos de empreender e percebeu que a pandemia poderia ser sua oportunidade para fazer isso. Porém, a falta de tempo, o medo de não dar conta e o temor do julgamento dos amigos e familiares a impede de colocar seus planos em ação. Ela se sente insegura em se expor, pois acredita que seu conhecimento não é suficiente. Fernanda tem enfrentado dificuldades para mudar seu mindset, por isso tem investido em autoconhecimento.



Como Identificar uma PERSONA?


Persona, como dito anteriormente, é um retrato fictício do seu cliente ideal.


A construção deste personagem se dá através de dados reais. Para isso será necessário realizar coletas de informações feitas através de entrevistas, enquetes, questionários. Você também pode encomendar uma pesquisa de Mercado ou fazer uma pesquisa de comportamento através das suas redes sociais e do Google Analytics - caso já tenha site ou blog .


Outra possibilidade seria analisar perfis de pessoas e empresas que trabalham em segmentos similares ao seu. Desta forma, você consegue entender quem seriam as personas e como se dá esta comunicação, conseguindo obter insights para a construção da sua própria.


O objetivo com tudo isso é você desenvolver uma narrativa que te permita identificar comportamentos e características - além das sociodemográficas - para contextualizar esta persona, criando um verdadeiro enredo incorporando suas motivações, interesses, objetivos, dores e desafios.


Quanto mais completo este quadro, mais você aumenta suas possibilidades de interagir e construir um relacionamento com o cliente certo.


Afinal, quando você conhece sua persona, sabe suas dores, o que a motiva, quais sãos os seus interesses e desejos fica muito mais fácil criar um produto, serviço e conteúdo que realmente ajude o seu cliente a solucionar os seus problemas de maneira muito mais assertiva.


Criando uma persona você atrai, engaja e converte conseguindo alinhar comunicação e estratégias de maneira muito mais eficiente, sustentável e rentável para o seu negócio.

Personas são mutáveis e, podem sim evoluir com o tempo, portanto é necessário fazer um monitoramento para manter a comunicação sempre alinhada.


Além disso, tenha em mente que você pode ter mais de uma persona e para cada uma delas vai existir uma linguagem, uma dor e uma solução diferente.


Aprender a arte de falar o certo na hora certa é fundamental para a construção de qualquer relacionamento.

Eu preciso de uma PERSONA?


Com a identificação da persona você consegue aprofundar o seu conhecimento sobre o seu cliente ideal podendo desta maneira desenvolver uma comunicação muito mais assertiva e elaborar estratégias mais eficazes para desenvolver esta relação. Ou, se você esta começando do zero, com estas informações você vai entender as necessidades, dores e desejos e assim conseguir criar produtos e serviços que sejam direcionados para o público que você realmente quer alcançar.


Estamos falando em construir comunidade, gerar engajamento e autoridade dentro do seu mercado tendo como base a identificação da sua persona.

Para que serve uma PERSONA?


Hoje em dia, mais do que nunca é necessário pensar em Marketing de Conteúdo. O Mercado de trabalho vem sofrendo muitas mudanças nos últimos anos e a máxima "Quem não é visto, não é lembrado" nunca fez tanto sentido, ainda mais num mundo pós pandemia, onde a presença online virou obrigatoriedade.


E será através do Marketing de Conteúdo que você vai colocar o seu negócio ou marca no mapa, além disso esta é uma das ferramentas que vai te permitir conquistar a confiança do seu público, construir sua credibilidade e autoridade perante ele.


Portanto, a identificação de personas te permiti, entre algumas coisas:

  • Desenvolver pautas específicas para o seu cliente ideal;

  • Definir a linguagem e o tom da sua comunicação;

  • Descobrir os melhores meios e formatos para distribuição do seu conteúdo;

  • Identificar as redes sociais as quais estar presente e utilizar para sua divulgação;

  • Desenvolver estratégias quanto a anúncios patrocinados;

  • Criar produtos e serviços baseados em reais necessidades;

  • Identificar melhores hashtags, etc;


Ferramentas Práticas para Identificar sua PERSONA


Já ficou claro que a construção da persona é uma importante ferramenta para construir um relacionamento com o seu cliente ideal, não é mesmo? Mas, agora como identificá-la?


Para isso eu disponibilizei algumas ferramentas que já apliquei e que serão úteis para você começar a identificar as suas personas hoje mesmo!!


Vale salientar que a pesquisa que você irá conduzir deve ser baseada em aspectos que conectem o seu cliente ideal ao seu produto e serviço para desta forma você conseguir montar estratégias eficazes afim de converter visitantes (lead frio) em clientes de fato.



1. Mapa da Empatia


Com este mapa você consegue construir a narrativa da sua persona ao mesmo tempo que entende sob uma diferente perspectiva os interesses, desejos e dores do seu cliente ideal.


Neste momento você vai analisar todos os dados coletados e identificar os padrões, separando-os em personas distintas.


A sugestão normalmente é criar até 10 personas. Eu, particularmente acredito que vai depender dos serviços e produtos que você oferece. Eu comecei com três personas tendo como norte: idade, momento atual e dores Mas cabe a você fazer esta análise baseando-se no seu próprio negócio.


Dados Demográficos: É hora de coletar as informações mais básicas da sua persona. (O dado referente a região pode ser interessante para quem está começando e não tem uma base de clientes, logo com esta informação você pode identificar os concorrentes do seu segmento nesta região e analisar estes perfis para entender como eles interagem com as suas personas).


Momento ATUAL: Identificando o atual momento da sua persona você vai entender sobre suas dores, objetivos e identificar se o seu produto ou serviço pode sim ajudá-la no processo. Sugestão de perguntas: O que você pensa? O que você não quer de jeito nenhum? Quais preocupações te atormentam? Quais suas maiores aspirações? Como você se sente sobre sua vida pessoal e profissional?


Estilo de Vida: Aqui é hora de você conhecer os hábitos e estilo de vida da sua persona. Através destas respostas você vai identificar os canais e ferramentas que poderão ser usados para interagir com ela. Sugestão de perguntas: Qual o meio de comunicação que você usa para ficar por dentro das notícias? Quais redes sociais mais usa? Qual horário você acessa a internet? Qual a leitura do momento? Qual sua série preferida? Você prefere Serra ou Praia?


Valores: Este é o momento de identificar o que incentiva, motiva sua persona. Nesta etapa você vai descobrir suas crenças, no que acredita, qual seu discurso. É uma etapa para desvendar o que você e seu cliente ideal compartilham para desta forma poder comunicar de maneira mais assertiva ao seu público. Sugestão de perguntas: Quais são os seus valores? Qual sua história? Como você se expressa? O que faz no seu tempo livre? Como se veste? Qual seu estilo? O que quer mostrar para os outros?


Influência: Momento de descobrir quais são as pessoas, marcas que influenciam na vida da sua persona. Esta também é uma forma de entender um pouco sobre os seus valores, linguagem e a sua comunicação. Sugestão de perguntas: Quais pessoas impactaram na sua vida? O que elas têm a dizer? Quais são as suas marcas favoritas? Como é o seu ambiente de trabalho? O que seus amigos dizem sobre você?


Dores: Identificar as dores da tua persona te permite criar produtos e serviços baseados em reais necessidades. É também uma maneira de você começar a entender como o seu negócio pode ajudá-la. Afinal este é um dos objetivos de qualquer negócio: ajudar, servir o seu cliente. Sugestão de perguntas: O que te paralisa? Quais são os obstáculos que você enxerga a sua frente? Se algo desse errado, o que seria muito ruim se acontecesse? Qual o maior obstáculo entre você e as suas aspirações?


Metas: Nessa etapa a gente quer identificar o que sua persona almeja para que desta forma você saiba oferecer - ou no caso de um novo negócio, criar - o produto ideal para que ela possa sair de onde esta, para onde ela quer chegar. Aqui você vai descobrir como o seu produto, serviço pode ajudar o seu cliente. Sugestão de perguntas: Onde você quer chegar? Que sonhos você busca conquistar? Qual seria o seu maior projeto? Para você o que é sucesso? O que te faz feliz?


Segue um exemplo de Mapa de Empatia criado para identificar a persona para duas amigas que recentemente abriram uma empresa voltada a atender mulheres que buscam autonomia e independencia financeira através de uma carreira com Media Social.




Através da identificação de sua persona elas entenderam que uma de suas estrategias seria utilizar o feed do instagram para produção de conteúdos vocacionais, de produtividade e de finanças, sendo que este último seria feito em parceria com outra amiga que é especialista na área. A ideia desta co-criação é integrar os seus conteúdos porque existem similaridades entre as suas personas, gerando assim maior visibilidade para ambos os negócios. Outra estratégia que definiram é a produção de videos rápidos para o IGTV ao invés de Lives, pois desta forma Fernanda pode revisitar o conteúdo quando quiser. Para Youtube elas irão desenvolver videos de como começar o processo de transição de carreira e criar do zero um meio de trabalho que permita com que as suas clientes possam se transformar em empreendedoras de sua própria carreira. Além disso, concluiram que deixariam para os stories os bastidores de produção e o dia a dia da empresa. Produtos que podem oferecer: e-books, mentorias, consultorias e assinatura de sua comunidade.



2. Pesquisas Qualitativas


Outra boa maneira de entender a sua persona é através de pesquisas usando suas redes sociais, como por exemplo: a caixinha de perguntas do instagram, criando enquetes, questionários. E até mesmo conferindo os perfis que se assemelham ao do seu produto e serviço.


Sugestões de ferramentas para realizar estas pesquisas seriam: Google Forms, TypeForm, SurveyMonkey, etc.



3. Conte Sua História


Contar a sua história além de fortalecer sua marca é uma maneira muito eficiente de encontrar suas personas. Pois daqui surge a IDENTIFICAÇÃO, ou seja, clientes potenciais ao se identificarem com você tendem a criar conexões e iniciar uma interação com seu negócio. Por isso, sempre informe com clareza seus valores, crenças e ideais.



4. Gerador de Persona


O Gerador de Persona é uma ferramenta muito eficaz criada pelo site Rock Content que também te auxilia a gerar o perfil completo da sua persona. É uma ferramente bem prática e fácil de usar.



Espero que esse passo a passo te ajude no processo para iniciar uma relação e uma comunicação mais assertiva fazendo com que você transforme os visitantes em verdadeiros clientes!


Abaixo deixei um modelo do Mapa da Empatia para você preencher e começar agora mesmo a identificar a sua persona.


Sinta-se à vontade para mudá-lo conforme a sua necessidade.


Agora como minha última sugestão: dê um nome para cada uma de suas personas, isso te ajuda a humanizar ainda mais sua interação com seu cliente ideall!



Se estas informações foram úteis não esqueça de comentar e compartilhar. E, fique a vontade para sugerir novos assuntos isso vai me ajudar muito para a produção dos próximos conteúdos. A ideia é transformar este num espaço de conversas e trocas.

E, se você gostou deste conteúdo aproveita e me segue no Instagram. É lá que compartilho reflexões e dicas de empreendedorismo para quem esta vivendo o processo de transição de carreira, além dos bastidores da minha vida em Milão.


  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Preto Ícone Twitter
  • YouTube - Black Circle