• Paloma Piccinini

Como Utilizar a Respiração Como Técnica Para o Bem Estar

Adoro criar pequenas pausas ao longo do meu dia, confesso que são elas que tem me ajudado e muito nesses momentos de isolamento social aqui em Milão.


Saudades de caminhar nas ruas, apreciar as vitrines. Tomar um bom vinho sentada num daqueles deliciosos e tão charmosos aperitivos que encontramos em todas as esquinas de Milão


Ver gente! Tocar, abraçar!! Nossa que saudade!!


Mas, como a maioria dos italianos me resignei e aceitei que o momento de hoje pede calma e um pouquinho de introspecção.


E, para passar por esse distanciamento social e conseguir fazer isso mantendo a minha sanidade mental eu tenho focado muito em criar diversos rituais de bem estar!!


E criá-los, para minha surpresa se transformou num verdadeiro prazer.


Para cada ritual, uma pausa em que invoco o equilíbrio entre o corpo e a mente. E, para isso eu sempre foco em duas coisas: intenção e presença.

Pode ser uma massagem facial, yoga, uma leitura... mas dentro de todas essas opções a que me permite estar mais presente e conectada é a respiração.


Mas não to falando daquela respiração do dia-a-dia, estou me referindo aquela realmente mais consciente e profunda.


Não sei se vocês sabem, mas existem inúmeras técnicas - chamadas de pranayama - para ajudar a praticar esse tipo de respiração e é algo que venho inserindo no meu dia a dia, de maneira nada tímida!l


Os benefícios são quase que imediatos. Sinto um alívio nos mais diferentes pontos de tensão espalhados em todo o meu corpo. Percebo aquela clareza mais que amigável frente ao turbilhão de pensamentos incompletos.


Reenergizo todo o meu corpo, como se um sopro de vitalidade corresse por todo ele. E como acalma, acalma tudo.


Volto para o momento presente e me sinto profundamente conectada comigo mesma, além de perceber a minha intuição sensivelmente aflorada. Eu adoroo!!


E pensando em como tem sido bom para mim eu acabei fazendo este pequeno compilado de técnicas de respiração que tenho usado ultimamente. Espero que vocês aproveitem para criar esses momentos de pausa para praticarem uma outra. Verão como são fáceis e rápidas. Realmente eficientes.



1. Igualdade de Respiração (Sama vrtti Pranayama) - Foco e senso de equilíbrio

Para este exercício, você vai fazer a inalação na mesma proporção que a exalação. OU seja, Inspire: 1-2-3-4, e depois expire: 1-2-3-4. Quando estiver se sentindo confortável com esse ritmo, você pode adicionar um ciclo de contagem para a retenção do ar inalado (inalar por quatro tempos, segure por quatro tempos, e depois expire por quatro tempos).


2. O Sopro do Oceano (Respiração Ujjayi) - Tranquiliza e equilibra corpo e mente

Inspire profundamente através de seu nariz e deixe que a respiração se prenda no fundo da garganta. Neste passo é importante, contrair a glote, segurando por alguns segundos a respiração. Na hora de expirar, mantenha a glote contraída. Neste passo você vai escutar um som contínuo emitido pela passagem do ar pela garganta. Este som associamos com o sopro do oceano.


3. Respiração Luminosa (Kapalabhati) - Purifica o sangue e acalma a mente

Comece sentado, seja sobre suas pernas, em pose de herói, ou de pernas cruzadas, com as mãos sobre os joelhos. Para este exercício, conduza o seu umbigo em direção à sua coluna cada vez que exalar, fazendo um som audível ‘CH’ com os lábios contraídos. A inspiração vai cuidar de si mesma. Repita durante 1 minuto. Kapalabhati purifica o sangue e o fígado, e aumenta os níveis de oxigênio no sangue, enquanto acalma a mente.


É importante abrirmos espaço em nossas agendas para estes momentos, criar pequenos e prazerosos rituais de bem estar que nos ajudem a sair do estado estritamente mental para um despertar de todos os nossos sentidos. Praticar a tal escuta ativa que vai muito além de relacionar-se com o outro, mas sim consigo mesma. Escutar o corpo e a conexão dele entre a mente e o espirito. Esse é o verdadeiro luxo necessário


E vocês, o que tem feito para transformar os seus momentos em verdadeiras pílulas de bem estar?



Técnicas de respiração retiradas do site: http://www.yogasampa.com.br/meditacao/4-tecnicas-de-respiracao-para-sua-meditacao/




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